A Natural quer saber se se preocupa com a vida marinha e com o decréscimo de espécies que habituam os oceanos.

15 outubro, 2008

Casas autónomas

As casas auto-suficientes energeticamente propõem que se consuma apenas o que se pode produzir, e representam um investimento, para além do ganho na carteira e no ambiente. Este pode vir a ser o futuro da habitação.

A Torre Dinâmica criada pelo arquitecto italiano David Fisher, cuja construção está já em marcha no Dubai e em Moscovo, representa um verdadeiro edifício energeticamente auto-suficiente.
Com uma construção giratória e auto-sustentável em termos energéticos, este edifício permite aos seus habitantes modificar a orientação dos apartamentos para mudar de paisagem ou acompanhar a luz solar.
Para os apartamentos girarem, basta uma ordem vocal do seu ocupante nesse sentido, já que as casas são equipadas com a mais recente domótica (tecnologia que visa a automatização de edifícios), além de gerarem a sua própria electricidade através de 79 turbinas geradoras instaladas entre cada andar.
Outro aspecto considerado no projecto deste edifício é a colocação de células fotovoltaicas no telhado de cada andar giratório, prevendo-se que cada andar tenha cerca de 20% da sua superfície exposta ao sol para produção de energia.
Os edifícios no Dubai e em Moscovo deverão estar concluídos em 2010, e há já pedidos para construir outras torres na Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Itália e Suíça.



Leia mais na edição nº 85 da revista Natural

Indústrias poluentes podem ser desobrigadas a pagar pelas emissões de CO2

A pressão feita pelas indústrias pesadas fez a presidência francesa da União Europeia propor que os sectores industriais mais poluentes deixem de ser obrigados ao pagamento de direitos de emissões de CO2.
O documento proposto defende a criação de uma lista de sectores que podem vir a ser afectados pela deslocação de fábricas para lugares com uma legislação ambiental mais permissiva. O rascunho da proposta é uma cedência às reclamações da indústria pesada siderúrgica, petroquímica, cimenteira e papeleira, entre outras, que têm vindo a repetir que os planos europeus contra as alterações climáticas têm um impacto a nível económico e do trabalho.Estes planos comunitários prevêem que a partir de 2013 alguns sectores industriais comecem a pagar direitos pela emissão de dióxido de carbono, algo que actualmente é concedido de forma gratuita.A isenção dos sectores mais poluentes é uma das novidades propostas pela actual presidência francesa da UE, que também planeia conceder maior flexibilidade aos países na hora de cumprir os objectivos nacionais de redução de emissões. Recorde-se que a Europa comprometeu-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 20% até 2020, tendo como referência os valores de 1990. Fixou também o objectivo de que 20% da energia final consumida até à mesma data seja produzida através de fontes de energia renováveis e de utilizar 10% de biocombustíveis no transporte.

01 outubro, 2008

Actividades gratuitas no espaço Maaiana

O espaço Maaiana, um centro de prestação de cuidados de saúde física e psíquica que utiliza terapêuticas da medicina oriental e natural, vai estar aberto ao público no próximo domingo, dia 5 de Outubro, das 15h às 20h.
Os terapeutas deste espaço vão estar disponíveis para esclarecer dúvidas sobre como cuidar da sua saúde de forma natural e harmoniosa, podendo ainda participar em diversas actividades:
15h -15h45: Aula de dança oriental
15h30-16h30: Ensino de técnicas de massagem Tui Na para efeitos de relaxamento
16h-16h45: Aula de Yoga dinâmico
17h0-17h45: Aula de Kung Fu terapêutico
18h-18h45: Aula de Chi Kung e Tai Chi Chuan
18h-19h: Ensino de técnicas de relaxamento e Reflexologia
19h-19h45: Sessão de Biodanza
20h-20h30: Banho de som

Poderá ainda fazer o seu diagnóstico de Medicina Tradicional Chinesa, esclarecer dúvidas sobre os efeitos da Mesoterapia Homeopática como técnica de emagrecimento, e saber mais sobre alimentação macrobiótica e dieta crudicista.
Para os interessados, o espaço Maaiana dá a possibilidade de descobrir o que é a Astrologia e como pode ser utilizada para aumentar o auto-conhecimento pessoal.
Durante a tarde vão ser efectuadas massagens de relaxamento e Reflexologia de 30 minutos, a um preço de 10 euros.

O espaço Maaiana fica na Av. Duque de Loulé, nº 47 - 7º Dto, em Lisboa.
Para mais informações, contacte: 21 3304201 / 912836644 / info.maaiana@gmail.com